quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PARTE II - AGORA QUE EU VOU MESMO!

Oi pessoal,

quando a gente escreve um blog e expõe nossa vida dessa maneira, muitas pessoas se acham no direito de nos julgar sem saber aquilo o que realmente passa no dia-a-dia, nas noites mal dormidas, nas angústias e medos que insistem em aparecer de madrugada.
Mas estou super ciente disso, por isso estou aqui. Tento com meus posts mostrar o MEU lado das coisas. Como vivencio cada momento com meu filho e dividir com vocês algumas coisas que penso ser importantes.
Acho eu, que as pessoas gostam de ler/ver coisas legais e bonitas. E tb experiências pelas quais vocês passaram, passam ou passarão.
Então, vai aqui mais uma das minhas experiências, com um gostinho amargo dessa vez.

Quem leu o meu desabafo sobre o NAN sabe bem o que eu passei. Quem não leu, veja aqui.
É uma frustração muito grande para quem deseja amamentar, quer amamentar e não consegue.
O aleitamento materno é importante, a principal fonte de nutrientes que o bebê precisa até os seis meses. Depois, deve sim continuar a amamentar, mas aí precisa complementar com outras vitaminas que só o leite não é suficiente. Entram as papinhas, sopinhas, suquinhos.
O ideal é amamentar até os 2 anos.
Mas como nem sempre o ideal é o possível e desejado, cá estou eu para tentar amenizar um pouco a dor das mamães que, assim como eu, não conseguiram amamentar.

Um fato: a dor passa. Passa mesmo.
E o bebê cresce forte e saudável também.
A gente lê tanto que precisa amamentar, que é importante, e tudo mais que é verdade, que quando não dá, mais uma vez vem a impotência. Sabe o que eu acho? Que o nosso papel é suprir a necessidade do nosso filho, seja da maneira que for possível.
Você não é menos mãe que ninguém porque não conseguiu. Afinal, bebês adotados não são amamentados no seio materno e amam a mãe do mesmo jeito! O vínculo não depende somente disso.

Vale muito o esforço sim. Mas lembrem-se que você precisa ser forte, passar segurança para alguém que só depende de você. Se não estiver confiante, quem vai estar?

OBS: Quem passou somente o olho no texto, nem vem dizer que eu estou fazendo apologia ao nan e nem tascando nan goela abaixo do meu filho (e de vcs tb). Massss como uma pessoa evoluida (não, não sou mais animal que vive na lei da natureza) eu alimento do jeito que posso e do jeito que dá. Ou viva a lei da selva? Se não tinha leite, era para deixar morrer?

7 comentários:

  1. Bel., concordo com sua opinião, só acho demais amamentar até os dois anos...amamentei o Victor até os oito meses e ele já estava num ponto que fazia meu peito de chupeta...depois o pediatra que recomendou que eu fosse tirando o peito aos poucos e foi hiper tranquilo, acho q já nao tinha necessidade e por isso foi tão tranquilo!
    Bjos e JP esta lindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    leio seu blog quase todos os dias e ADORO!!!
    Sou mãe de um menino lindo de 2 anos e 4 meses e super concordo com vc no post sobre a cesarea e o de agora sobre amamentar. Passei pelas duas experiências e comigo aconteceu como com vc. Meu filho mamou no peito até os 4 meses, eu tentei e tinha muito leite, mas ele não queria e largou. é o que vc disse, a gente deixa morrer de fome??? Meus parabéns para vc ter coragem de expor sua opinião e sua experiencia, o que acho mto válido.. pelo menos pra mim é.. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou conhecendo o seu blog agora, ao ler esse post também lembrei muito o que passei a pouco tempo, tenho um lindo filho de 9 meses, e só consegui amamentar por 3 meses. Fiquei muito frustrada , pois o meu desejo de amamentar era enorme. Mas cada caso é um caso, não devemos julgar os outros porque deu certo com uns. Hoje acredito demais no instinto materno, por mais que os outros falem e até mesmo os pediatras, apenas nós entendemos ou temos que nos entender com nossos filhos. Esse tipo de relacionamento é incrível e intransferível, e o mais importante é ver nossos filhos crescendo com saúde. Um grande abraço e parabéns pela iniciativa de se expor.Flávia.

    ResponderExcluir
  4. Ola!! Tbem passei por isso c meu pequeno q agora tem 1 ano e 10 meses... O que eu usei q foi bem legal foi o SNS ( sistema de nutrição suplementar)... É uma dica!! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Amamentei meu baby até 01 e 10 meses em conjunto com Nan, Nan Soy até leite de cabra ele tomou.. o importante é eles crescerem com saúde!!! Cada mãe faz o melhor para seu filho!!! Não acredito jamais que nenhum mãe vá querer prejudicar seu filho por querer dar outro tipo leite!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, ate ser mae achava que amamentar era super natural, facil, corriqueiro. E depois que me tornei mae, vi que e dificil a beca, e nao e a toa que existe tanta campanha de amamentacao. O mais incrivel e ver que nao estou sozinha, que muitas passam por isso, mas o mais bizarro e que a maioria das pessoas nao falam a verdade, nao expoem seus problemas, e ai o mito permanece. Enfim, vc nao esta sozinha, e deixar o filho morrer de fome e sim terrivel. Nossa funcao como mae e suprir a necessidade deles, seja no peito ou nao.

    ResponderExcluir
  7. OLa! Me identifiquei com vc, pois tenho um blog tb, e quando comecei a relatar minhas experiencias do dia a dia com meu bebê, houveram muitas críticas sobre minhas condutas,e me desanimou um pouco continuar a publicar minha vida la.
    Sobre o Nan, tb precisei dar, e o complemento mudou nossas vidas. Meu bebe estava com fome, ficava irritado, nao dormia direito, e hoje tudo melhorou.
    Um beijo grande
    Juliana Chicrala

    ResponderExcluir