terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PARA JOÃO PEDRO

Filho,

Quero te ensinar milhões de coisas, mas ainda não sei como lidar com algumas situações. Toda vez que te falo não, você briga comigo. Faz um "rosnado" de desaprovação que é tão bonitinho que eu tenho vontade de rir. Mas não dou risada. Fico firme até você entender que o meu não é para o seu bem.
Quero te mostrar que existe um mundo lindo, que você vai descobrir assim que começar a engatinhar. Só que você teima em querer andar, sem equilíbrio e sem soltar das mãos de quem te guia. Ao primeiro sinal de que já consegue ficar em pé sozinho, você abre seus braços, levanta-os para o alto e se joga no meu colo rindo. Sem o menor medo, pois sabe que vou estar lá para te segurar.
Você faz graças como ninguém. Essa parte fico pensando de quem puxou, já que nós, seus pais, não somos os mais extrovertidos do mundo. Chama a atenção de quem quer que seja. Faz tchaus, tralalás, bate palmas e faz seu rosnadinho como quem diz, oi estou te chamando.
Fico pensando em como amenizar todos os possíveis sofrimentos que você terá. Seu primeiro tombo de bicicleta, sua primeira nota vermelha, seu primeiro fora, seu primeiro porre.
Quero te mostrar como se contorna os problemas que se tem. Porque tê-los, não sei como evitar.
Penso em como ser a melhor mãe do mundo, mas isso não quer dizer sempre falar sim para seus desejos e nem acobertá-lo das bagunças que fizer. Muito menos te dar todos os brinquedos que aparecem na TV, mas sim, como te educar certinho para que você seja um homem de bem, que se incomode com as tragédias cotidianas, que se encante com as pequenas coisas da vida, goste de animais, respeite os mais velhos e que dê valor às pessoas pelos que são e não pelo que tem.
Quero que você saiba que para cada tentativa que não der certo, existe um recomeço. E que perdoar os outros é importante, mas primeiro você precisa se perdoar. Não ligue para o que as pessoas falam quando querem magoar, elas sempre procuram o pior que existem nelas mesmas.
Apesar de todas as coisas chatas que existem, crescer é uma delícia. Principalmente quando estamos cercados de pessoas que amamos e nos amam, que nos fazem acreditar que sempre vale a pena. Mas, não tenha pressa, não pule etapas. Acredite quando falam que a infância é tudo de bom na nossa vida.
Quero te dar a melhor família do mundo, assim como eu tenho e você também. Com irmãos legais, pais legais (às vezes são chatos, eu admito).
Estou tentando construir alicerces que sustentem de verdade. Edifiquem. Mas assim que você estiver pronto, você pode voar. Eu vou estar sempre junto com você.
Hoje você só tem 9 meses, o que é pouco para a vida que tem pela frente.
Mas o amor construído nesse tempo é tão grande, tão intenso que transborda. Parece que nos conhecemos desde sempre.
Obrigada por me escolher como sua mãe.

Te amo, mamãe.

11 comentários:

  1. Nossa, me emocionei muito! É o mais puro sentimento de mãe!
    Feliz Natal e um 2012 repleto de paz e saúde!
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Renata! Chorei, chorei muito!
    Um Natal muito iluminado e repleto de amor para voce e sua familia!

    Beijos,
    Aline & Ben

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo seu texto...
    Tenha um ótimo Natal e um 2012 recheado de coisas boas.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Roberta!!! Tb me emocionei mto quando li! Acho que todas nós, mamães, pensamos exatamente assim!!! LINDO LINDO LINDO! Parabéns!

    Beijoconas em vcs e um Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  5. Há muitos anos atrás, minha filhinha mais ou menos com uns 2 anos de idade, escrevia cartinhas para mim (um monte de rabiscos!) e pedia pra eu ler em voz alta o que estava escrito, e eu "lia" Mamãe te amo, e ela, NAAOOO, não foi isso q eu escrevi, e aí eu ficava tentando adivinhar o q estava "escrito", com o tempo ela aprendeu a escrever, claro! e criança, menina, adolescente, mulher continuou escrevendo cartas para mim, e hoje... bem, hoje ela escreve para o filhinho dela o JOAO PEDRO!
    Beijos meu amor
    Mamãe

    ResponderExcluir
  6. Rô, q coisa linda!!!!
    Puxa, q bonito vc se expor dessa forma e dividir isso com quem te acompanha.
    Certamente esse texto deixará qq um muito emocionado, mas uma mulher gravida.....estou em prantos!
    Feliz Natal para vcs três e que o novo ano seja maravilhoso!
    Bjos
    Drica

    ResponderExcluir
  7. Texto lindo e muito bem escrito! Blogs assim, fazem a diferença ... ;) bj bj

    ResponderExcluir
  8. que bacana , muito bonito, emocionante!!! visite meu blog
    http://vinibabyclothes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Lindo, me emocionei muito, é tudo que um dia espero poder expressar para o meu bebe... que hoje é apenas um planejamento, mas se Deus quiser já estará em meus braços no ano que vem. Parabéns por ser essa mãe maravilhosa!!! adoro ler seu blog, quero aprender tudo de bom para poder cuidar, educar e amar esse "planejamento" maravilhoso que com certeza vai mudar a minha vida, são tantos medos...

    ResponderExcluir
  10. belissimo e emocionante relato! lindo lindo!
    Já deixo aqui, os meus mais sinceros votos para um 2012 cheio de novas emocoes e mta luz!
    Bj
    Mi

    ResponderExcluir