domingo, 8 de maio de 2011

CÓLICAS

Eu estava aflitíssima, já não sabia mais o que fazer. Minha mãe estava aqui nesse dia. Tínhamos feito de tudo, ele tinha mamado, feito cocô, xixi e o não parava de chorar. E era um choro doído, que doía mais em mim do que nele.
Liguei para o médico, que me perguntou milhões de coisas, como se ele tinha mamado, se estava saindo leite do meu peito, se ele tinha feito cocô...
Tão cedo e ele estava com cólica. Isso aconteceu quando ele tinha só 7 dias. Eu achei que as cólicas viriam mais tarde. Estava muito enganada.
Ele ficou chorando das oito até meia noite. O pediatra receitou um remedinho que serve para aliviar os gases. Esse remédio ele toma até hoje, todos os dias, 4 x por dia. Pois serve para prevenir as cólicas e não é absorvido pelo organismo. É um silicone para ajudar a não formar gases. No entanto, não sei o quanto funciona, porque mesmo tomando todos os dias ele tem cólicas quase que diariamente.
Mas agora que eu já sei o que é o choro sentido dele, não dá tanto desespero, apesar de doer horrores ver um filho chorar. Ainda mais com dor.
Hoje sei algumas artimanhas, como fazer massagens, ficar segurando as perninhas dele dobradas em cima da barriguinha, pois isso além de aliviar, dá sensação de segurança, porque era assim que ele ficava no útero, fazer bolsa de água quente. Aliás, água não, ervas... Ele ganhou essa bolsa de ervas da madrinha dele, que tem a mesma função da bolsa de água, mas é mais calmante e o JP fica super aliviado.
Ó vale dizer que nem sempre essas coisas funcionam, aliviam, mas não saram.
Então, quando o recém-nascido começar a chorar, mexendo as perninhas sem parar, certamente é cólica. E o jeito é aninhá-los e junto com todas as dicas acima, rezar para passar logo!
Boa sorte!

6 comentários:

  1. Oi Roberta,

    Acabei de "descobrir" o seu blog e foi uma grata surpresa.
    Penso em engravidar no ano que vem e acompanhar o desenvolvimento do JP desde o comecinho vai ser um grande aprendizado!
    Em tempo, seu filho É LINDO!!!

    Beijos, Julinha
    www.julinhaelily.com

    ResponderExcluir
  2. Roberta, se tranquilize que as colicas começam por volta do 15o dia e duram pouco menos de 1 mês. Elas aparecem no final da tarde e vão ficando mais fortes, mas o grande "remedio" é o famoso e tradicional "funchicoria". Creio que o docinho do remedio (melado no bico do nenem), tranquiliza-o e não sei como se processa, mas ajuda MUITO. Tente. Adorei seu blog. Me faz lembrar das minhas meninas quando pequenas. Aproveita! Beijos, Nanda / http://ararafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda,
    obrigada pela dica... tenho colocado a funchicórea na chupeta do João Pedro e ele adora, rs... chupa com a maior força e vai acalmando mesmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Julinha, tenho que concordar com vc, meu filho é lindo!!! rsrsrsrs....
    Saiba que engravidar foi a melhor decisão da minha vida, nada é mais mágico do que ter um filho.
    Espero ajudar com as possíveis dúvidas e qualquer coisa, é só perguntar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vc já ouviu falar na teoria da extero gestação? Procure sobre ela na internet, ou leia o livro, o bebe mais feliz do pedaçõ do Dr. Karp, veja vídeos no youtube também, na verdade a teoria diz que não existe a cólica, e sim uma carência emocional etc... VALE SUPER A PENA, pelo menos ler a título de conhecimento, comigo deu certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar nessa teoria. Mas vou procurar saber! Aprender nunca ocupa espaço.
    Obrigada pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir