domingo, 8 de maio de 2011

A dor do NAN

Fiquei super em dúvida se conseguiria amamentar. Fiz mamoplastia quando adolescente e não sabia o quanto isso influenciaria na amamentação.
Quando vi que tinha descido o leite fiquei muito feliz. Dar de mama doi. Doi muito. Diversas vezes o João estava mamando e escorria sangue pela boquinha dele de tanto que meu mamilo estava machucado. Mas eu enfrentei a dor mesmo assim.
Logo na primeira semana, minha mama encheu de tanto leite que ficou dura e doía muito. Mas com o tempo e as mamadas, tudo foi se adaptando.
Um dia, depois que eu dei de mamá para o JP, ele começou a chorar desesperadamente. Mas não era o choro de cólica (a gente vai aprendendo a identificar os choros). Não tive dúvida. Era fome.
Não entendia porque, afinal eu tinha leite e ele tinha mamado.
Mas não tinha muito o que entender. Era quase meia noite e eu fui na farmácia comprar o NAN.
Juro, enquanto eu preparava aquela mamadeira, eu chorava tanto. Doía mais que amamentar. Como meu filho estava com fome?
Depois que eu dei a mamadeira o João dormiu. Ele mal conseguia se mexer, de tão satisfeito que estava.
Fiquei frustrada. Chorei até. Mas passou.
Ele continua mamando no meu peito, mas a última mamada do dia é na mamadeira. Mesmo que meu peito esteja jorrando leite ele não pega. Não sei porque. Aí eu tiro leite e guardo para a próxima mamada.
Estamos os dois bem. rs. Mas o NAN machuca tanto....

16 comentários:

  1. ROBERTA

    PRIMEIRO GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LA PELO DIA DAS MÃES E LHE DIZER QUE APESAR DE EU NÃO SER MÃE O SEU BLOG É FANTÁSTICO!!!!!! BJ

    ResponderExcluir
  2. Ele não pega pois após oferecer a mamadeira os bebes se ''acostumam'' com ela, pois é mais fácil, não precisa fazer esforço na mamada. Você deveria ter persistido mais na amamentação,mesmo que seja só uma mamadeira, a tendência é ele ir largando o peito agora aos poucos, procure no orkut uma comunidade chamada gva, grupo virtual de amamentação lá tem muitas dicas que podem te ajudar, inclusive profissionais, pediatras online.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é ótimo! Vc consegue expressar seus sentimentos e informações com clareza e realismo. Continue nos dando dicas sobre nossos bebes! Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Oi... Quero te contar uma estória... Também fiz mamoplastia quando adolescente e no meu caso foi o contrário... Eu não consegui dar de mamar... Meus peitos estavam tão grandes e cheios que eu pensava que ia explodir, mas o leite não saía Tive que tomar remédio para cessar a produção de leite.
    O NAN salvou meu filho da fome... Seu choro era desesperador até descobrirmos que ele sofria de fome. A primeira vez que dei o leite e ele dormiu a noite toda foi um alívio.
    Minha dor foi outra... de não ter percebido que meu filho estava morrendo de fome.

    ResponderExcluir
  5. Roberta, existe uma mamadeira acho que da lilo, super baratinha que ao invés de ter um bico normal ele é uma colher. Meus dois filhos, eu fiz o seguinte esquema, dava de mamar no peito e preparava 20 ml de Nan ou Aptamil umas duas vezes por dia, e dava na mamadeira de colher. Eles dormiam super bem e fiz isso por uns dois e meio. Depois amamentação regularizou. Qual o problema de vc dar na mamadeira: lei do menor esforço...Mamar na mamdeira é muito mais fácil do que mamar no peito. Não esqueça nossos lindos bebês são só pequenos! Eles são muito espertos.
    Qto mais ele mamar no peito mais leite vc vai produzir, se der muita mamadeira, menos leite do seu peito ele vai mamar, e por consequencia vc não irá produzir a quatindade que ele precisa. No começo é dificil mesmo, mas daqui a pouco tudo se arruma e ele vai mamar muito.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar essa mamadeira e vou tentar dar. Interessante essa idéia. Pois no bico comum é muito mais fácil.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ver filho chorando é a pior coisa do mundo.
    Posso imaginar a sua dor...
    Que bom que agora está tudo bem! Beijos para você e para seu filho :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Pretel! Obrigada! Que legal que curte o blog!!!!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta, não dê NAN pro seu filho, no mercado já existe leites bem melhores! NAN é indigesto, dá cólica e gases. SIMILAC do laboratório ABBOT é o melhor leite e o que mais se assemelha ao leite materno. Tenho 4 filhos e os 3 mais velhos tomaram NAN, passei muitas noites em claro devidoa colica, meu caçula tem 1 ano e 8 meses e ainda toma o SIMILAC, nunca teve cólica e é muito saudável!
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Layla. Vou ver com o pediatra sobre o SIMILAC, pois o João toma o NAN H.A. que é hipoalergênico. Super obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Roberta,adorei o seu blog e vivo um momento bem parecido. Fiz um relato sobre amamentação no meu blog, se puder dá uma olhada:
    http://katiaouang.blogspot.com/2011/04/vida-de-mae-amamentacao.html
    Hoje estou no processo do desmame que é tão dificil quanto dar o primeiro nan. O bom dos bebes é que tudo passa muito rapido e amanhã eles estao enormes e saudáveis e nem lembramos das dificuldades dos primeiros meses.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Passei pela mesma coisa que vc. Dar NAN foi um sofrimento. Achei que desta forma não era a mae perfeita que eu sempre sonhei ser. porque todos falam que a gente TEM que amamentar! Ainda bem que o tempo passa e nos conformamos. Não podia nunca deixar minha filha passar fome! Temos que nos preparar melhor para essas coisas. A melhor arma é a informação. Que bom que vc partilhou sua experiencia conosco...

    ResponderExcluir
  13. Olá, que delicia de blog.
    Eu entendo bem o que vc passou pq eu tb passei por isso. Se tiver um tempinho venha me visitar.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, realmente dar o complemento dói d+. Estou nessa luta e já faz uma semana que consegui só dar o peito. Mais o começo da amamentação do mateus foi díficil e tivemos que entrar com o NAN. Agora estamos os dois adaptados mais eu ainda tenho a "neura" de tirar leite com a maquina para ver quanto tem saído.
    A primeira mamadeira de complemento doi d+, eu orava para que Deus transformasse aquele leite no meu.
    Não é fácil, mais vamos lutar até o fim né?
    parabéns pelo blog !!!
    beijos
    marcela

    ResponderExcluir
  15. Essa do bebe nao querer mais o peito pq toma mamadeira e balela. Cada bebe e de um jeito, e pronto. No tem regra. Minha filha mama no peito, mamadeira, chupeta, tudo junto e misturado. Sofri tb qdo tive que dar mameira pra minha filha, mas o mais importante e ve-la com saude e feliz. As pessoas falam demais, se metem demais, demonstram coisas que nao fazem na maioria das vezes e so deixam nos maes de primeira viagem mais cansadas e inseguras. As pessoas deveriam ser proibidas de se meter na vida de uma mae. Eu toexausta disso, desse bla bla de gente que acha q sabe o q fazer. Cada bebe e um bebe e pronto.

    ResponderExcluir