quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NOSSO DIA-A-DIA

Cada pessoa é de um jeito, cada casa funciona diferente. Acho que existem algumas regras que ajudam o cotidiano a ficar mais ajeitado, mas não que só exista uma verdade absoluta.
Então, vou contar como é a nossa rotina.

O João Pedro não dorme a noite inteira. Tem noites que são melhores, que ele acorda somente para mamar e volta a dormir e tem noites que o rapazinho teima em ficar acordado. Não sei o que faz com que ele resolva como será a noite, visto que ele tem uma rotina de horários.
Eu tenho uma pessoa que me ajuda muito. Ela dorme aqui, fazendo com que os dias sejam menos cansativos.

Ele acorda de uma vez, entre 6 e 7h da manhã. Não mama. Fica brincando, vê desenhos.
Às 9h ele toma o suco, que na verdade é uma vitamina, de laranja lima, mamão e banana. Nem sempre tem banana, mas o mamão todos os dias para evitar a prisão de ventre.
Aí ele dorme das 9h15 até umas 10 para às 11h.
Quando está um dia gostoso com sol, vamos ao parque do Museu, ou ficamos aqui no parque do prédio, que tem um play que ele adora. E também os amigos que ele já fez!
Ele almoça entre 11h30 - 12h. Come super bem! Esse almoço é sempre variado. Tem legumes, carne e grãos.
Por volta das 13h ele mama e tira uma outra soneca que vai até às 14h30 - 15h.
Ele acorda, come uma frutinha, brinca bastante. A varanda do meu apto virou uma sala de brinquedos. Rs. Tem de tudo um pouco. E é legal, pois bate sol...
Às 16h ele mama leite de novo. Tem dias que ele quer dormir, tem dias que não. Isso depende dele mesmo.
Ele janta às 19h30. Estendi um pouco o horário do jantar para tentar arrumar o sono à noite. Ele dormia antes às 19h e quando eram 4h da manhã ele acordava. Acho meio tarde esse horário de jantar, mas pelo menos assim, está dando um pouco mais certo.
Ele toma banho, brinca com o pai, fica na nossa cama com os brinquedos. Mas o que ele gosta mesmo é do meu computador, dos controles remotos e telefones. (Fisher Price fica a dica hahahaha)
Ele dorme geralmente às 20h30, mamando.
Mama novamente a meia-noite e às três da manhã.

Eu saio bastante para almoçar / passear.
E ele vai comigo sempre. Mesmo assim, os horários são respeitados. Acho muito importante isso, pois o bebê fica mais seguro, sabe o que vai acontecer com ele.

Ainda não consegui tirar a mamada da noite. Sei que é importante ele dormir a noite inteira, mas não consigo tá?

Atualmente ele está tomando um leite chamado Enfamil. Substituímos o Nan, pois o pediatra me disse que esse é mais completo. Principalmente porque a pessoinha não come gema de ovo por nada nesse mundo. E esse leite tem o mesmo que tem na gema.

É isso! Rotina contada!

Beijos

12 comentários:

  1. Roberta, muito obrigada pela dica, vc não imagina como o seu blog e essa troca de informação faz bem para mamães de primeira idade como eu.

    ResponderExcluir
  2. Dica boa é o livro "Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus Problemas" de Tracy Hogg!!!

    Assim não é só uma dica boa...é a salvação para as mamães que não conseguiram por uma rotina estruturada no seu bebê!E o livro aborda desde o nascimento até os mais crescidinhos com 2 anos de idade! Ensina o método para dormir, alimentação e comportamento.

    Coloquei minha filha de 4meses na rotina do livro (detalhe que cada idade tem um tipo de rotina), e o resultado foi tipo milagroso!
    Minha filha que não dormia a noite toda e acordava de 2 a 3 vezes por noite, agora dorme às 19:30h e só acorda no outro dia às 7:00h.

    No primeiro dia que ela dormiu a noite toda acordei com o choro dela às 6:30h e quase dei pulos de alegria, depois de 4 meses estava dormindo uma noite toda!

    Mas detalhe temos que ser persistentes e aplicar o método do livro com o maior rigor possível!
    Os bebês não sabem o que é uma rotina, cabe a nós pais lhes ensinar.
    Eles ficam muito mais a vontade e felizes!!!!
    Minha pequena agora acorda e nem chora mais pela manhã, ela fica brincando no berço esperando que a busque para sua primeira mamada do dia!!!!

    Nós duas somos muito mais felizes!!!!

    Beijoooosss e fica ai uma super dica!

    ResponderExcluir
  3. A minha tem uma rotina parecida.. Mas ela ta acordando cada vez menos de madrugada. Geralmente ás 19hrs ela já esta dormindo, e acorda umas 5 ou 5:30.. ás vezes até 6hrs! Mas tem exeções, raramente ela acorda a 00:00 ou 3hrs. Quando ela sai de casa, ela geralmente dorme melhor, acho que porque fica mais cansada. Mas ela não saia muito, porque não tinha tomado todas as vacinas e eu esperei o médico liberar.
    Vou dar uma olhada no livro citado acima.

    ResponderExcluir
  4. Rotina é super importante! Meus filhos começaram a dormir a noite toda aos seis meses de idade. Cada um em sua caminha, buscavam o sono sozinhos. São super independentes e saudáveis. Mas, cada criança tem seu tempo ... Se você acha que é preciso colocar novas regras para o soninho a decisão é somente sua, mas se acha que apesar de acordar mais cedo o bebê se mantenha bem durante o dia,dê tempo ao tempo ...

    bj bj
    www.brotinhosdamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Roberta

    acredito, pela minha experiencia, tenho 2 filhos pequenos. Seu bebe dorme mal a noite, pois esta dormindo pouco de dia.

    quanto melhor ele dormir de dia, melhor ira dormir a noite.

    essa soneca dele pela manha esta muito curta, nao teria como voce tentar aumenta-la?

    ao inves dessa mamadeira as 16:30h, por que voce naod a outra fruta? Assim, as 17:30 ou 18h ( depende da vontade dele), voce daria a janta. Caso ele sinta fome, outra fruta antes de do soninho chegar, e depois a mamamdeira antes de dormir.

    Essa e a minha rotina, estou tentandoa judar, pois passei uma fase muito punk com ele, mamava 6x de madrugada ( só peito), por meses assim, tentei a mamadeira, nao melhorou.
    Depois de um tempo, acho que com uns 9 ou 10 meses, ele comecou a emendar mais noites, foi dormindo melhor. Hoje, ele so acorda se tiver ocm dentinho nascendo, pois ele fica muito irritado.
    Se eu pudesse te dar um conselho: JAMAIS deixe seu filho chorar pra aprender a dormir, JAMAIS. De muito colo, pois é disso que eles precisam, e acredite, essa fase passa.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. AH sim..veja melhor com seu pediatra, ovo somente apos 01 ano de idade .

    ResponderExcluir
  7. Oi gente, eu vou tentar o livro e depois conto.
    Sobre o ovo, ele tem que comer somente a GEMA, a clara não pode antes de um ano e meio!
    Beijos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. TENHO UM BEBE TBM! E EU ACHO QUE SEU BEBE NAO DORME BEM A NOITE POIS ESTA DORMINDO POUCO A TARDE !
    OLHA O HORARIO DELE
    -7 30 -ACORDA
    8-LEITE
    10-SUCO
    12-ALMOCO
    12 30 BANHO
    13-DORME
    15:15 ACORDA
    15 30 -LANCHE
    18 50 -JANTA
    1930-BANHO
    20 15 -LEITE E DORME
    (DE MADRUGADA ELE ACORDA AINDA E TOMA LEITE AS 2 DA MANHA )

    ResponderExcluir
  9. Oi Roberta!
    A rotina do Pedro é quase igual a esta citada acima, com algumas diferenças: ele não acorda mais durante à noite (graças à Deus) e durante a manhã ele dorme mais de 1h, depois da frutinha.

    Tente fazer com que o JP durma mais durante o dia e que as atividades dele após às 17h não o deixe muito excitado, para que na hora de dormir ele esteja mais relaxado!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi gente!
    Muito obrigada pelas dicas, mas o João dorme bem durante o dia.
    De manhã é das 9h15 até às 10h50 e à tarde das 13h até qse 15h.... São três horas e meia, não tá bom???
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Roberta, de acordo com o livro solucoes para noites sem choro( muito bom, recomendo), fala que somente a partir de 1h de sono e possivel o bebe descansar.

    conhece esse livro?
    beijos

    ResponderExcluir